Nós já sabemos que as redes sociais são as ferramentas mais usadas hoje em dia, seja para uso pessoal ou profissional. As empresas muitas vezes se obrigam a estar presentes nestas mídias, e utilizam estas ferramentas para divulgar negócios, marcas e produtos. Mas assim como todas as ferramentas de comunicação e marketing, estes canais devem ser explorados da maneira certa, com moderação, por isso um bom planejamento é fundamental.
Ficar o tempo todo pensando no que publicar, simplesmente por postar e obrigatoriamente compartilhar algum conteúdo certamente não é o melhor caminho.
Por isso é muito importante conhecer o perfil de cada mídia digital para extrair o melhor resultado de cada uma delas, fazer uma análise de informações e traçar uma estratégia para obter o melhor engajamento com seu público.
A quantidade de publicações é muito importante, mas a qualidade também, por isso devemos considerar apenas conteúdos relevantes ao nosso perfil e não postar por obrigação.
As redes sociais possuem uma característica em comum, o compartilhamento de informações para seus usuários, mas apresentam características diferentes. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.
Facebook:
A rede social mais utilizada no mundo, a mais versátil e completa de todas elas, pode ser utilizada por empresas ou negócios. Permite o compartilhamento de diversos tipos de informações, criação de eventos, interação entre grupos e muito mais. Tem sido muito utilizada para publicidade, sua ferramenta de anúncios é bastante completa e funcional.
Twitter:
Um Microblog que permite o compartilhamento de mensagens rápidas com textos e links de até 140 caracteres, atualmente possibilita também p compartilhamento de imagens.
Pinterest:
Utilizada para compartilhar, classificar e gerenciar imagens ou fotos (pins), onde os usuários podem criar coleções segmentadas por temas, como jogos, hobbies, moda, lugares, etc.
Instagram:
Uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos, que permite aplicar filtros digitais e compartilhá-los em diversas outras redes sociais.
LinkedIn:
Uma rede social criada para compartilhamento de conteúdo sobre negócios e empresas. Muito utilizada para publicação de informações sobre oportunidades de negócios e vagas de emprego.
No contexto de marketing e publicidade, as Redes Sociais fazem parte dos novos veículos de mídia, chamadas de mídias digitais, que engloba toda comunicação feita através da Internet e possuem como principal característica o Imediatismo, é possível compartilhar informações e receber o feedback do público quase que imediatamente.

Além das mídias sociais mencionadas acima, muitos outros aplicativos e ferramentas fazem parte deste grupo.
Google:
Uma das maiores e mais importantes mídias digitais, a ferramenta de busca mais utilizada no mundo. No Google podemos encontrar informações completas e detalhadas sobre qualquer assunto pesquisado.
Google Ads:
A ferramenta de publicidade do Google, onde anúncios são exibidos quando os usuários buscam palavras chave determinadas pelos anunciantes.
Youtube:
A maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo, qualquer pessoa cadastrada pode publicar o conteúdo. Vídeos publicitários e banners são inseridos na programação.
Podemos classificar aqui muitas outras ferramentas, sites, blogs e aplicativos, relacionamos neste artigo apenas algumas das mais populares, apenas para relatar a importância de um bom planejamento antes de começar a trabalhar com estas mídias.
Quer saber mais sobre ações e estratégias que podem contribuir para o desenvolvimento do seu negócio?
CONHEÇA A WASABI